sexta-feira, 16 de abril de 2010

(Lição 08) Dicas de segurança

Olho vivo nas ruas!

Cuidados nas ruas
1. Ao retirar dinheiro do banco, guarde-o com cuidado em local discreto. Não conte dinheiro em público. Saindo do banco, certifique-se que não está sendo seguido.
2. Nunca exiba grande quantidade de dinheiro perante outras pessoas. Separe previamente a quantia necessária as suas pequenas despesas (transporte, cigarro, etc).
3. Evite que os idosos andem desacompanhados por locais desertos ou por ruas de comércio muito movimentado, alertando-os para que tomem cuidado com os "contos do vigário", praticados por marginais bem falantes; cuidado especialmente com pessoas que venham Ihe oferecer terrenos em locais distantes, planos de aposentadoria, jóias achadas na rua, curas milagrosas, correntes e alianças de ouro, etc.
4. Aconselhe as mulheres para que levem a bolsa, junto ao corpo, protegida pelo braço. Atenção ao zíper.
5. Viajando de ônibus, não abandone nem desvie a atenção de sua bagagem.
6. Evite a ação de ladrões, não ostentando correntinhas ou jóias em locais movimentados.
7. Não carregue consigo objetos de valor, cartões de credito ou todos seus documentos, se não houver absoluta necessidade.
8. Não dê informações a ninguém sobre itinerário, hábitos, horários, viagens, etc. Alerte sua família e empregados para também procederem assim.
9. Avise, ao perceber que alguém esta sendo seguido. Avise também comerciantes e gerentes de bancos, caso note algum movimento suspeito em torno de seus estabelecimentos. E melhor prevenir que remediar. Na dúvida, chame a Polícia Militar.

Cuidado com os filhos

A vida em nossa cidade é cada dia mais agitada. Isso não pode implicar na falta de diálogo com nossos filhos. Converse muito com eles: é o melhor meio de prepará-los para uma vida adulta sadia e produtiva.

Ensine seus filhos a:
1. Não aceitarem convites de estranhos para passear em carros, entrar em casas, terrenos ou garagens, mesmo que atraídas pela promessa de doces, chocolates, sorvetes ou refrigerantes. Esse é um recurso bastante usado por maníacos, tarados e seqüestradores. Alerte-as para pedir ajuda a um poIiciaI.
2. Irem e voltarem das aulas em grupos. Se puder, conduza seus filhos à escola ou entregue-os a pessoas de sua confiança. Uma boa pedida é que vizinhos ou parentes se revezem na tarefa, semanalmente.
3. Tudo na vida tem sua hora, inclusive dirigir e pilotar automóveis e motos. Menor conduzindo veículos representa grande risco para si próprio, para os pais e para terceiros, principalmente se vier a envolver-se em acidentes.

Fique alerta com as drogas!

1. Esclareça seus filhos, desde a infância, sobre o mal que as drogas causam ao viciado.

2. Conquiste a confiança de seus filhos. É melhor que eles peçam um cigarro a você, do que a um "amigo" de rua.
3. Converse bastante com os professores das crianças, para saber de seu aproveitamento escolar. Acostume-se a verificar a caderneta de presença de seus filhos, para saber se não tem "matado" aulas.
4. Más companhias conduzem ao uso de drogas e ao crime. Selecione as companhias de seus filhos e os ambientes que eles freqüentam (clubes, "bailinhos", festas, baladas, shows, etc).

Como evitar assaltos

1. Dificulte a vida dos ladrões. Instale grades nas janelas, alarme, olho mágico, trancas nas portas e nos alçapões de teto e habitue-se a usar esses recursos, principalmente a noite ou quando a casa estiver vazia.
2. Ao viajar, peça a alguém de confiança para que não deixe juntar correspondência na porta. Peça a um vizinho que acione a polícia, caso observe movimento suspeito na casa, durante sua ausência.
3. Os moradores de edifícios devem exigir discrição dos empregados do condomínio, principalmente para que não comentem com ninguém quais famílias estejam viajando, quais apartamentos estão vazios ou quais os hábitos e horários dos moradores do edifício.
4. Não adianta deixar lâmpadas permanentemente acesas, para simular que a casa está ocupada. É melhor pedir a um vizinho que as acenda só durante a noite ou instalar células fotosensíveis automáticas ou "timer".
5. Não abra a porta para pessoas que se apresentam para oferecer serviços não solicitados (encanadores, eletricistas, etc.). É útil o uso do interfone.
6. As crianças devem ser orientadas para não abrir a porta para estranhos e nem trazê-los para casa sem autorização.
7. Empregadas domésticas só com referências anteriores. Saiba o endereço da empregada ou de seus parentes.
8. Pressentindo pessoas suspeitas em elevadores, não entre. Entrando suspeito no elevador, salte em qualquer andar mesmo que não seja o seu.
9. Quando for sair ou chegar em casa, fique atento para suspeitos nas proximidades. Desconfiando, dê a volta no quarteirão e chame a Polícia Militar.
10. Suspeitando de que algum ladrão entrou em sua casa, quando você estava ausente, não entre: chame o patrulheiro do seu bairro, pois sempre é possível que os ladrões ainda estejam lá dentro.
11. Tenha anotado em local seguro o numero de série de seus bens (TV, vídeo, som, armas, relógios, etc.). Em caso de furto, transmita esses dados ao patrulheiro. As chances de recuperá-los serão maiores.

Como lidar com assaltantes

1. Estabeleça códigos de acesso a sua casa, de maneira que um dos moradores, surpreendido por assaltantes, possa avisar aos outros de que algo nao vai bem. Acionado esse código, procure ganhar tempo. Nao abra a porta e acione a Polícia Militar, informando da urgência do atendimento. Nós lhe daremos prioridade. Códigos entre vizinhos também podem ajudar.
2. Em caso de roubo, não reaja. Acredite sempre que a arma do bandido é verdadeira e está carregada. Evite fazer gestos bruscos, que possam ser confundidos com reação de sua parte.
3. Procure dialogar o mais cordialmente possível com os marginais, para acalmar os ânimos e amenizar sua fúria. Em geral, estarão mais nervosos que a vítima.
4. Se não houver reação, a possibilidade de violência contra as vítimas é pequena. Por isso
, não se desespere.

5. A Policia Militar possui unidades especializadas em resgate de reféns. Portanto, confie e tenha calma.
6. Assim que os bandidos deixarem o local, avise a Polícia Militar o mais rápido possível, transmitindo o ocorrido e as características dos mesmos.

Fonte:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se desejar, deixe aqui seu comentário: