segunda-feira, 19 de abril de 2010

(Lição 02) As mudanças na puberdade

O que é a puberdade?


A sexualidade existe desde o desenvolvimento embrionário e é marcada por diferentes fases de manifestações sexuais. Na infância, com exceção dos órgãos genitais, o corpo das moças é muito semelhante ao dos rapazes, sem cintura e ancas pronunciadas, os ombros estreitos, o peito liso, pequenos mamilos e um tom de voz parecido. Durante o seu crescimento, à medida que vão se desenvolvendo, os seus órgãos genitais vão amadurecendo até ficarem prontos para poderem ser pais e mães quando forem adultos.

Na puberdade, uma pequena glândula situada na base do cérebro chamada pituitária ou hipófise, liberta substâncias químicas (hormônios) no fluxo sanguíneo. Estas substâncias ativam o processamento das glândulas sexuais provocando o seu funcionamento. Nas moças, estas glândulas são os ovários e nos rapazes são os testículos.

Estas alterações fisiológicas não acontecem a todos os rapazes e a todas as moças ao mesmo tempo. Cada indivíduo tem o seu próprio ritmo, o qual deve ser respeitado. Contudo, sabemos que a puberdade começa geralmente entre os 8 – 12 anos e está completa quando termina o processo de desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários (masculinos e femininos), normalmente este processo caracteriza-se pela aquisição da capacidade reprodutiva.

Na moça, a puberdade começa com o aparecimento da menarca (primeira menstruação) e no rapaz inicia-se com a possibilidade de ejaculação e com os primeiros sonhos “molhados”. Isto surge frequentemente entre os 12 e os 14 anos, apesar de variar consoante o ritmo de crescimento de cada um.

A puberdade significa um conjunto de alterações físicas que acontecem na vida dos rapazes e das moças que marcam o início de uma etapa muito importante,a adolescência.

A adolescência

É comum nesta fase existirem sentimentos contraditórios, ora se sentem criança, ora se sentem adolescente. Em algumas situações podem sentir-se bem no próprio corpo, noutras desconfortável num corpo que está mudando, e que, por vezes, não reconhecem.


Alguns autores avaliam a adolescência como uma situação de crise onde coexistem oportunidades e riscos. Trata-se de uma etapa em que te podes sentir muito vulnerável.

As emoções são vividas com muita intensidade, por vezes com desejos contraditórios. O universo está a ampliar-se. Fazer perguntas e discutir ideias é o início da busca da identidade sexual.

Que mudanças surgem nas moças?

Nas moças observa-se um aumento na altura e no peso, as ancas alargam e tornam-se mais redondas, os seios desenvolvem-se e começam a crescer os pêlos púbicos, a pele fica mais oleosa e as glândulas sudoríparas tornam-se ativas. Os ciclos menstruais assinalam um importante marco na vida das jovens. Quanto melhor se conhece e se valoriza o próprio corpo, melhor se sentirá nele.

Que mudanças surgem nos rapazes?

Os rapazes são, habitualmente, mais altos, mais fortes e com mais massa muscular. Os ombros e o peito alargam e os músculos começam a desenvolver-se. O pênis e os testículos crescem começando a produzir esperma e surgem os pêlos púbicos. À medida que o tempo passa, as cordas vocais engrossam, o que torna a voz mais grossa, embora possa produzir, por vezes, sons agudos. Podem ainda surgir alguns pêlos no peito. Os pêlos dos braços e nas pernas ficam mais grossos e os pêlos púbicos tornam-se mais espessos. As glândulas sudoríparas começam a funcionar.

Afinal, o que está se passando?

O despertar para a sexualidade é um processo que acompanha as transformações corporais iniciadas na puberdade. Para que o crescimento se dê de uma forma harmoniosa, satisfatória e completa é necessário que este processo seja acompanhado de maturação psicológica. Tudo se passa num tempo de descobertas e expectativas, em que o desejo e o prazer são novas sensações que podem despertar dúvidas, medos e angústias, por ser desconhecido o que está a acontecer.


Vão tomando consciência de si como seres sexuais e sexuado, que se relacionam consigo mesmos e com as outras pessoas, de forma característica e pessoal. Começam por ter que aceitar as modificações do corpo, que perde as formas de criança, para adquirir características e funções próprias da idade que se aproxima... a idade adulta!

A menstruação nas moças e a primeira ejaculação nos rapazes são os sinais evidentes que a mudança começou. Quando se muda e se cresce tão radicalmente, nada parece tão simples. Talvez ajude pensar que os pais, professores e os(as) amigos(as) mais velhos atravessaram esta fase, possivelmente com as mesmas dúvidas e receios. A capacidade para lidar com estas inquietações pode associar-se à descoberta do prazer e de ti próprio(a) enquanto pessoa.

Fonte:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se desejar, deixe aqui seu comentário: