segunda-feira, 19 de abril de 2010

(Lição 06) As pressões da turma

Por Jaime Kemp

A maioria das turmas de adolescentes me lembram biscoitos, saídos da mesma fornada. São todos iguais. Pensam a mesma coisa. Falam como os outros falam. Vestem-se de modo idêntico. Fazem o que todos fazem. Não têm coragem e nem determinação para ser diferentes.

Isto acontece porque desejamos ser aceitos pelas pessoas que nos cercam, a quem consideramos importantes.
Na verdade, a pressão do grupo é muito forte e determinante na adolescência, maior que qualquer outra influência de outras pessoas, como pais, professores, etc.

O grupo influencia o que pensamos sobre nós, a linguagem que usamos, o estilo de roupa que vestimos, os padrões morais e éticos que adotamos, a forma que tratamos as outras pessoas, etc.

Vamos pensar em algo prático: Tatiana é uma garota preocupadíssima com roupas. Suas colegas usam roupas "transadinhas" e mil acessórios "chocantes". Pra não ficar "por fora", Tatiana também entra nessa "onda". Uma mini-saia justinha, um top coladinho, e acessórios. Tudo que está na moda. O grande problema, é que Tatiana é bem gordinha e vestida assim, mais parece uma árvore de Natal decorando a entrada de um Shopping Center. Suas amigas lhe dão a maior força, mas por trás…

Armando tem enfrentado problemas de relacionamento em casa. Está tenso, triste e desmotivado. Gabriel, um de seus "amigos do peito" diz que, se ele fumar um baseado a situação vai parecer mais leve, mais tranqüila, pelo menos na cabeça dele. "Por que não?" – pensa ele? A maioria de seus amigos fuma maconha. Experimentar não vai lhe tirar nenhum pedaço ou prejudicar sua saúde. Se fumar só algumas vezes, sabe que tem força de vontade suficiente para não se tornar viciado. Depois, pior do que está, não pode mesmo ficar!

Por que agimos assim? Por que apesar de, às vezes nem mesmo acharmos ser o melhor, tomamos atitudes pressionados pela turma?

A causa de tudo – A inferioridade
Quando nos sentimos inferiores temos receio de não sermos aceitos e de sermos ridicularizados. Sendo assim, preferimos ceder e nos entregar às pressões e idéias do grupo para sentirmos segurança, aceitação e fugirmos de um possível deboche.

Áreas de Pressão – O medo da rejeição
Existem vários medos que os pais, professores, orientadores, enfim, os que se relacionam com adolescentes, precisam tomar conhecimento, entender e saber como ajudá-los. Apesar de todos nós adultos termos passado pela adolescência, a maioria de nós se esquece e perde a noção do sofrimento que essas áreas causam aos "teens". Vejamos algumas delas:

Medo de…
  • não fazer parte de determinada turma
  • não ser popular no grupo
  • ficar sem namorado (a)
  • não ser convidado (a) para festas
  • não demonstrar esperteza
  • ser careta
  • ser pouco inteligente, não saber das coisas
  • não ter um visual legal
  • não vir de uma família de posição financeira favorável
  • ficar por fora ao rejeitar droga, fumo, sexo.
Há certas atitudes que são até normais, não causando prejuízos, não ofendendo a ninguém (e nem a si mesmo). Tudo bem! Mas há outras, tipo drogas, ou qualquer outro vício, desrespeito aos mais velhos (inclusive aos pais), atitude libertina quanto ao sexo, aparência ofensiva, vocabulário torpe, etc.

A gente sabe as coisas e atitudes que fazemos que agridem ou ofendem, não é? Mas… qual é nosso referencial?
Vamos ver um versículo na Bíblia, no livro de Romanos:
"Que o mundo que nos rodeia não vos comprima nos próprios moldes, mas deixai Deus reformar a vossa mente, de maneira a poderdes experimentar na prática como é benéfico o plano de Deus no que diz respeito, como satisfaz todas as Suas exigências e como encaminha para a meta da verdadeira maturidade". (Romanos 12.2 – A Bíblia na Linguagem de Hoje).

Ninguém está dizendo que é fácil manter uma atitude nobre em meio ao grupo. Podem vir gozações. Mas, no fundo haverá um respeito dos outros, em relação a quem teve coragem de "manter-se sóbrio". É preciso ter muito mais coragem - ser muito mais homem, ou mulher - para dizer não para o que sabemos não ser um comportamento adequado, do que simplesmente dizer sim e entrar na onda!

Há um exemplo na Bíblia de alguém que não cedeu às pressões:
"Foi pela fé que Moisés, quando já era adulto, não quis ser chamado filho da filha de Faraó. Ele preferiu sofrer com o povo de Deus em vez de gozar, por pouco tempo, os prazeres do pecado. Achou que era muito melhor sofrer o desprezo por causa do Messias do que possuir todos os tesouros do Egito. É que ele tinha os olhos fixos na recompensa futura. Foi pela fé que Moisés saiu do Egito, sem ter medo do ódio do rei, e continuou firme, como se estivesse vendo o Deus invisível" (Hebreus 11.24-17 – A Bíblia na Linguagem de Hoje).

– Que razões levaram Moisés a não aceitar uma situação cômoda na corte de Faraó?
(Os estúdios Dream Works fizeram um desenho em longa metragem sobre a vida de Moisés, chamado Príncipe do Egito. Você assistiu?)
– Você teria coragem de seguir o exemplo de Moisés?

JAIME KEMP é atualmente diretor da Sociedade Religiosa Lar Cristão. Foi missionário da Sepal por 31 anos e fundador da Missão Vencedores Por Cristo. É conferencista e autor de 33 livros. Aceita convites para seminários e palestras.

Um comentário:

  1. MUITO BOM. VOU USAR NA AULA DA ESCOLA DOMINICAL.
    PODE APROFUNDAR MAIS, É MUITO ÚTIL.

    ResponderExcluir

Se desejar, deixe aqui seu comentário: