segunda-feira, 19 de abril de 2010

(Lição 02) Coisas de menino que acontecem na puberdade

O corpo ganha pêlos, a voz engrossa, aparecem as espinhas. E isso é só o começo!


Durante a puberdade o seu corpo pode se alterar tanto que, de repente, você pode nem reconhecê-lo. Nessa época, é importante ter em mente que essas mudanças são normais e todo mundo passa por isso. Inclusive pelas inseguranças e preocupações que também são típicas desses anos difíceis! Descubra que muita gente também se debate com aquelas mesmas perguntas que você sempre faz.

O que é puberdade?
Puberdade é o nome que se dá às alterações físicas que ocorrem no período de transição entre a infância e a adolescência.

Quando acontece a puberdade nos meninos?
Não tem uma idade certa! Em geral, as mudanças começam a acontecer entre os 11 e 12 anos. É importante saber que cada um tem seu ritmo, que varia muito de menino para menino.

Quais as principais mudanças que acontecem na puberdade?
As principais mudanças ocorrem, em geral, nessa ordem: os testículos e escroto (saco) aumentam, aparecem os pêlos púbicos, o pênis aumenta, ocorre a primeira ejaculação (semenarca), crescimento rápido (estirão), a voz muda e finalmente, aparecem pêlos sobre rosto e braços.

Como acontecem todas essas mudanças?
O cérebro manda ordens para as glândulas do corpo do garoto (hipófise e testículos) produzirem a testosterona. Esta age no organismo causando as transformações do corpo que caracterizam a puberdade.

Sinto-me desastrado, derrubo tudo por onde ando. O que está acontecendo?
Você está crescendo! Como isto acontece muito rápido, é comum o garoto ter essa desorientação espacial. Essa fase é chamada estirão - um crescimento rápido, que ocorre das extremidades para o centro - primeiro as mãos e pés, depois braços e pernas e, finalmente, a coluna vertebral.

Meus seios estão crescendo! O que é isso?
Pode ser uma ginecomastia que é o crescimento das mamas desencadeado por fatores hormonais típicos da puberdade. Quase 2/3 dos meninos apresentam ginecomastia. Isso é temporário, e normalmente regride no prazo de um ano. Em raríssimos casos, é necessário uma cirurgia plástica, por não regredir ou por ser grande demais.

Tenho os seios gordinhos e por isso me chamam "mulherzinha". Isto é sinal de que vou ser gay?
A ginecomastia não tem nada a ver com a masculinidade do rapaz, embora o portador sinta-se, em geral, constrangido, evitando fazer esportes para não expor o tórax nu ou de camisetas, com vergonha e/ou medo de gozações por parte dos colegas.

Todos os meus amigos já tem barba e eu não. Por quê?
Calma! A barba é a última modificação da puberdade. Dois meninos da mesma idade podem estar em fases diferentes de desenvolvimento: enquanto um já parece um homem, o outro ainda parece uma criança.

Tenho 12 anos e ainda pareço uma criança. O que posso fazer para meu corpo começar a mudar?
Nada. Entretanto, se até os 16 anos não ocorrer mudança nenhuma no seu corpo, você deve procurar um médico.

Minha voz já está grossa, mas às vezes ela desafina! Isso é normal?
Sim, é absolutamente normal. Uma das modificações da puberdade é a muda vocal, quando a voz dos meninos engrossa, graças à ação da testosterona (hormônio masculino) na laringe. Isso não ocorre do dia para a noite! é comum os garotos desafinarem ao falar.

Minha cara está lotada de espinhas! Ando me masturbando demais?
Esse é um dos mitos mais antigos em relação à masturbação. Definitivamente, a masturbação não causa espinhas!!! Durante a puberdade, a pele fica mais oleosa, favorecendo o aparecimento de espinhas, que ocorrem quando os canais que levam o sebo (gordura) para fora do corpo entopem, causando uma pequena inflamação local. A tendência é diminuir após o término da puberdade.

O que posso fazer para me livrar das espinhas?
Para espinhas, o melhor é lavar bem o rosto com água e sabão, e utilizar produtos específicos para espinhas, que devem ser indicados por um dermatologista. Não esprema suas espinhas - elas podem deixar cicatrizes, que não desaparecem depois.

Ninguém agüenta o meu chulé. Que posso fazer?
O modo de evitar é simples: tomar banho, enxugar bem os pés, principalmente entre os dedos, utilizar talco e evitar usar o mesmo tênis dois dias seguidos.

Meu cheiro mudou. Por que, se me descuido, tenho chulé e mal cheiro na axila?
Na puberdade o corpo sofre uma mudança química e um aumento da atividade das glândulas sudoríparas causando o acúmulo de bactérias em lugares como a axila e entre os dedos dos pés, causando o mau cheiro do suor e o chulé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se desejar, deixe aqui seu comentário: